quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

AIESEC y otras cositas más!

Pessoal,


Depois de divulgar minha nova empreitada muitas pessoas vieram me perguntar como eu consegui, o que é AIESEC, etc etc... E para algumas pessoas eu não consegui explicar muito bem e eu faço questão de deixar bem claro algumas coisinhas:


 * AIESEC não é uma agência de intercâmbio, e sim uma ONG administrada por jovens;


* Presente em mais de 100 países;


* Voltada para jovens também, de 18 a 30 anos;


* "para que jovens descubram e desenvolvam seus potenciais de modo a ter um impacto positivo na sociedade" http://aiesec.org.br/site/sobre/;


* Para entrar tem um processo seletivo, tanto para trabalhar lá (todos são voluntários na AIESEC, ou seja, não ganham salário e isso diz muito sobre a ong, seus valores e as pessoas envolvidas) quanto para fazer um intercâmbio;


* Para entrar no processo seletivo do intercâmbio, entre outras coisas, você precisa ter no mínimo inglês intermediário;


* Existem intercâmbios para fazer trabalho voluntário também;


* Tem um processo seletivo a cada semestre;


Bom, isso foi uma breve explicação, mas acho que já ajuda a ter uma pequena noção de como as coisas funcionam, se vocês quiserem, tem uma explicação bem detalhadinha, no blog da Ana, que entrou no processo seletivo do começo do ano junto comigo e hoje está fazendo o intercâmbio na Alemanha, trabalhando com TI, é muito legal o blog dela, recomendo: http://minhaeurotrip.wordpress.com/

Inclusive, teve um post que ela colocou os gastos dela no papel, e eu vou copiar a ideia dela já que nossos gastos foram bem diferentes, afinal, cada uma com suas particularidades!


* Palestra da AIESEC R$10,00
* Taxa de intercâmbio da AIESEC (que serve para manter a parte estrutural, a sede e etc... nada mais justo) R$1.200,00
* Passaporte Eu não gastei nada porque já tinha meu passaporte com validade para JUN de 2013
* Seguro saúde internacional É calculado com base no país que vai e quanto tempo vai ficar. Pode ser feito em agências de intercâmbio ou você pode ver com seu banco (sei que fica bem mais barato). Mas fiz em uma agência de intercâmbio, 5 meses na Colombia R$768,00
* Passagem aérea Para mim não vai custar nada, porque meu pai (o magnata das milhas) me passou as milhas necessárias para ida e volta (ida:20.000 milhas e volta: 15.000 milhas)
* Taxa de embarque Nem tudo é perfeito né, pra mim saiu por R$117,00
* Visto Bom, isso eu ainda não sei, porque meu visto vai sair na Colombia e provavelmente vou pagar lá. Mas pelo que li, aqui no Brasil fica de R$50 a R$100
* Onibus de Bogotá até Manizales 44.000 pesos colombianos, em real fica R$44,37
* Primeiro mês Isso é muito importante e às vezes as pessoas nem pensam, afinal eu vou lá para trabalhar/ganhar salário, maaaaaaaasssss tem o primeiro mês expertão, ou seja, pra mim U$ 450,00 (mais ou menos, porque ainda não cheguei nessa parte), convertendo para real, com a cotação de hoje, R$ 838,17


Vamos somar tudo isso? hahaha, a Sacha vai pegar a calculadora, afinal, ela é péssima em contas, lembram?
Se a conta estiver errada, me avisem, somando tudo, deu R$3047,54



É, não é tão simples assim :/

2 comentários:

  1. Isso ae Sacha, muito legal você postar sobre a AIESEC. Eu já tinha comentado com alguns amigos, mas como eu não estou envolvido eu não soube explicar certinho.... vou repassar o link!!! Bjoo, Robson

    ResponderExcluir
  2. Oi Sacha!
    Acho fantástica a iniciativa de escrever sua experiência AIESEC. Acho que no fundo, é meio que uma responsabilidade nossa com a AIESEC de compartilharmos essas informações...
    Boa sorte lá pela Colômbia! Eu ainda quero fazer alguma X em um país de língua espanhola... =D
    Um abraço!

    ResponderExcluir